quarta-feira, 10 de março de 2021

Artista umarizalense publica seu primeiro livro

 


O multitalentoso artista, professor e pesquisador Emanuel Coringa, ator que interpreta o Palhaço Lombriga, acaba de lançar o seu primeiro livro, pela Editora Paco. Um projeto artístico/pedagógico. "Lugar de Circo é na Escola", é fruto do trabalho de pesquisa e dissertação de seu mestrado e agora levado às escolas de Ensino Fundamental.

 

De acordo com o artista, o projeto começou quando ele ainda era professor na cidade de Macau, nas séries finais do Ensino Fundamental, da Escola Maria de Lourdes Bezerra.


"Buscando unir algumas linhas que desenhei em minha face de palhaço/professor/pesquisador, fazemos a 'iniciação' no picadeiro das letras. O livro tem como objetivo de pesquisa o estudo do circo e da palhaçada na Educação Básica de ensino", detalhou.

 

Coringa fará a doação de 50 livros, sendo 15 para grupos de circo e palhaços ligados ao Movimento Popular Escambo Livre de Rua, outros 15 para a DIREC de Umarizal (RN) e 20 a Fundação José Augusto, que encaminhara para bibliotecas geridas pela mesma.


 

A distribuição desses exemplares se dará através da premiação de aquisição de livros da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto, Governo do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

 

"É com muita satisfação que venho dividir esse momento de felicidade, sai o livro fruto de minha dissertação de mestrado, espero que essa escrita ajude a muitos outros palhaços e palhaças docentes ou interessados na relação entre circo, palhaço e escola", comenta Coringa.

 

O artista, que teve seu primeiro contato com o mundo do Circo ainda na adolescência, recebeu um dos maiores prêmios de educadores da América Latina. O prêmio Educador Nota 10 no ano de 2014, além de ter vencido o Prêmio "Arte na Escola Cidadã 2020", que é considerado por especialistas na área como o "OSCAR" dos professores de artes do Brasil.

 


"Mas meu maior orgulho não é desses prêmios, é de poder fazer o melhor de mim onde passei como professor. Amo Macau onde o projeto foi desenvolvido, amo Parnamirim e todos os ensinamentos que tive lá também. E estou muito feliz hoje cumprindo minha função onde nasci. Na Região Oeste do estado no IFRN-Campus Pau dos Ferros. Meu sonho era voltar para casa!", destaca o artista.

 

"Em nosso 'picadeiro literário' analisaremos o relato de uma experiência educacional, buscando ampliar a discussão do conteúdo 'circo e palhaço' em sala de aula. Enquanto palhaço/docente, passei a refletir sobre como construir um percurso artístico/pedagógico para estudos do circo e do palhaço nas escolas", finalizou.

 

O livro poderá ser adquirido diretamente com o próprio autor, pelo celular (84) 994.415.347, ou na Editora Paco, através das redes sociais, sempre “PacoEditorial”.

 

Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Postagem mais antiga ››